Quais as responsabilidades dos surfistas para a construção de sociedades sustentáveis?

O Litoral sul de São Paulo recebe o programa Surf Sustentável no próximo dia 04 de setembro (sexta-feira), na cidade de Iguape, que irá sediar mais uma atividade do programa Surfe Sustentável.

Com o seminário “Surfe nas ondas da sustentabilidade”, o programa está percorrendo o litoral paulista para enraizar práticas pró-sustentabilidade entre os atores do esporte surf para a criação da Aliança dos Surfistas pelo Meio Ambiente.

A primeira edição do Seminário foi realizada na cidade de Ubatuba e contou com a presença de surfistas amadores e profissionais, fabricantes de pranchas, juízes de surf, artistas e admiradores do esporte.

A proposta, que está sendo implementada pela ONG Ecosurfi, visa catalizar parcerias na comunidade do surf, desvelando ações práticas voltadas para a preservação e conservação da área costeira, por meio de um amplo processo de debates, que terá como o seu primeiro produto a construção da Carta de Responsabilidades dos Surfistas para Sociedades Sustentáveis.

A Carta será elaborada por meio de um texto-base organizado em quatro eixos:
• Protagonismo dos Surfistas;
• Surfe e Gestão Costeira;
• Cultura Surfe e Consumo;
• Surfe, Juventude e Meio Ambiente.

Nessa oportunidade do seminário os participantes irão conferir no primeiro momento um ciclo de explanações com vídeos e palestras e na segunda parte acontece a oficina de construção coletiva de propostas daquela localidade.

O espaço escolhido para o evento será a Base do Lagamar da ONG SOS Mata Atlântica localizada no centro de Iguape na Rua XV de Novembro, 131.

Para poder participar do seminário os interessados podem fazer a inscrições através da:

Base do Lagamar SOS Mata Atlântica (Iguape) Tel (13) 3841 2379
Iha Comprida (Departamento de Esportes) Tel: (13) 3842 7000
Ecosurfi: (13) 3426 8130 / 9751 0332 / 8134 2742 e pelo e-mail: surfsustentavel@ecosurfi.org

Maiores informações: www.surfsustentavel.blogspot.com e www.ecosurfi.org

A primeira fase do programa Surf Sustentável conta com o apoio: Associação Ubatuba de Surf, Prefeitura Municipal de Ubatuba, Rede das Agendas 21 do Litoral Norte, Prefeitura de Ilha Comprida, SOS Mata Atlântica - programa Costa Atlântica, Greenpeace – Campanha de Oceanos, Instituto Brasileiro de Desenvolvimento do Surf, e projeto Cine Surf.

São parceiros estratégicos do programa a Aliança por um mundo Responsável, Plural e Solidário e a Global Garbage.

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO