Uma Aliança de Surfistas


No início do século XX um havaiano duas vezes campeão olímpico de natação, Duke Kahanamoku, popularizou o surfe. A partir de então, o esporte/cultura se espalhou pelo mundo, ganhou adeptos e admiradores em todos os cantos.

O surfe hoje é uma comunidade global multiétnica, diversificada, que fala várias línguas e tem muitas cores. Uma complexa rede planetária que intercambia culturas, conectada pelos oceanos e pela sensação de estar no mar pegando a maior onda da série.

Uma comunidade composta por atletas profissionais e praticantes de todas as idades, artistas, músicos, médicos, jornalistas, advogados, engenheiros, militantes... E também por uma indústria bilionária, mídia especializada, escolinhas e associações, organizações da sociedade civil.

A Aliança dos Surfistas visa o resgate imaterial da plena integração que o surfe proporciona com a natureza, criando laços entre percepções, experiẽncias e propostas construídas a partir de cada localidade. Conecta atores que colaboram com a discussão, fundamentada na cultura de paz e nos princípios ecológicos, sobre uma nova e necessária visão de mundo. Cria, a partir disso, um novo conceito de relação Homem-Mar.

A Aliança dos Surfistas pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade difundi e constrói coletivamente pautas, comportamentos e práticas sustentáveis que possam ser incorporados na agenda de toda a comunidade do surfe, por todos os litorais do mundo. É uma rede de cooperação que articula pessoas e instituições da comunidade surfe na implementação de ações e processos pró-qualidade de vida. É o elo de ligação que dá sustentação, expressa e concretiza a a Carta das Responsabilidades dos Surfistas.

Seja um de nós.

Objetivos gerais
Envolver a comunidade surfe no debate sobre o papel e as responsabilidades individuais e coletivas dos surfistas perante as mudanças ambientais globais, constituindo um novo consciente coletivo por meio da elaboração e produção da Carta de Responsabilidade dos Surfistas pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Objetivos específicos
• Articular atores da comunidade surfe na Aliança dos Surfistas pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade;
• Animar e mobilizar a realização de intervenções locais e processos de debates para a capilarização da Aliança nas zonas costeiras;
• Fomentar a construção de valores e princípios para a produção da “Carta das Responsabilidades dos Surfistas pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade”;
• Dialogar com os setores do esporte, sobre qual é a influência e o papel da indústria do surfe para a construção de valores fundamentais entre os surfistas;
• Despertar o protagonismo socioambiental entre a comunidade do surfe, despertando atitudes e valores sustentáveis
.

free counters

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO