O que é o programa Surfe Sustentável?

O pulmão de Gaia está ameaçado, a saúde dos oceanos está em estado cada vez mais crítico. Em consequência, milhões de famílias estão perdendo a sua fonte de sustento e trabalho, elementos simbólicos fundamentais de diversas culturas costeiras estão sendo devastados, um número enorme de espécies desaparecem a cada segundo. Além das florestas, os oceanos também são elos essenciais para o equilíbrio ecológico planetário.

O programa Surfe Sustentável tem como objetivo envolver a comunidade surfe para construir, a várias mãos, as respostas para a seguinte pergunta: qual o papel e as responsabilidades dos surfistas e da comunidade surfe neste contexto de mudanças ambientais globais e na construção de sociedades sustentáveis?

Esta proposta, pioneira no mundo do surfe, tem caráter intergeracional, transversal e aglutinador. Toma como documento orientador a "Carta das Responsabilidades Humanas" e traz como fundamentos a cultura de paz, os princípios ecológicos, a noção de sustentabilidade, a participação social, o espírito de coletivo e a atuação em rede.

Por meio da construção de uma Carta de Responsabilidades dos Surfistas pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade, propõe o debate sobre as responsabilidades individuais e coletivas que nós surfistas podemos assumir frente ao atual modelo de desenvolvimento sociooeconômico, que vem causando impactos ambientais, produz desigualdades e induz a homogenização cultural pelo Planeta.

A Terra está mais quente e segundo os cientistas a culpa é 90% da ação humana. Qual a cara do surfista que empreende atitudes pró-sustentabilidade e enfrenta os desafios e dilemas locais e planetários?

O compromisso dos surfistas com a preservação dos Oceanos está incorporado nessa proposta, como um acordo humano, das atuais para as gerações futuras. Afinal, "sendo homens do mar os surfistas devem compactuar na incessante busca pela conservação dos oceanos ao redor do planeta".

Construindo uma Carta de Responsabilidades dos Surfistas

A Carta das Responsabilidades dos Surfistas pelo Meio Ambiente – CRSMA é um documento aberto, plural e diversificado, sem vinculações governamentais ou partidárias. Será elaborada a partir da troca livre de experiências, da articulação de pessoas, entidades, empresas e movimentos da sociedade civil e redes para a concretização de ações eficazes.

A primeira etapa será envolver a comunidade do surfe para construir um texto-base, refletindo sobre quatro eixos:

- Protagonismo dos Surfistas;
- Surfe e Gestão Costeira;
- Cultura surfe e consumo.
- Surfe, Juventude e Meio Ambiente

Será criada para servir como ponto de partida para o aprofundamento da reflexão, do debate democrático de idéias sobre a área socioambiental entre os surfistas. Para tanto valoriza a ação descentralizada e localmente autônoma, estimulando a organização e as parcerias locais para a intervenção socioambiental.

O foco é a formação dos surfistas por meio de seminários, oficinas, palestra e uma comunidade virtual, apoiando debates e ações que alimentarão as discussões.

free counters

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO