Ecosurfi


A Ecosurfi é uma organização brasileira independente declarada de utilidade pública municipal, comprometida com a defesa do meio ambiente e a cultura de paz, inspirando de forma efetiva a sociedade a mudar de atitudes e comportamentos na busca da sustentabilidade. A organização trabalha a Educação Ambiental aliada ao esporte surfe como principio norteador para as suas ações, incorporando pessoas de diversas áreas de atuação e de conhecimentos, que se comprometem com o desafio global da construção de sociedades sustentáveis.

“Sendo Homens do mar os surfistas devem compactuar na incessante busca da preservação das praias, mares e oceanos ao redor do nosso Planeta”.

Esta citação foi o elemento conceitual inspirador que os fundadores da Ecosurfi incorporaram para iniciar as atividades da entidade. Constituída em 2000, a Ecosurfi é uma ONG (Organização Não Governamental) sem fins lucrativos idealizada e fundada por surfistas.

Tudo começou com a tentativa de diminuir as agressões que as praias vinham sofrendo no litoral paulista. Com isso alguns surfistas da cidade de Itanhaém/SP, através de mutirões para a despoluição das praias e sensibilização ambiental, começaram a combater a poluição nos ecossistemas litorâneos. Ainda hoje esta frase é o ideal que a Ecosurfi transmite a toda comunidade do surfe pelo litoral brasileiro, incentivando a participação ativa e positiva dos surfistas na gestão das zonas costeiras.

Hoje a Ecosurfi desenvolve projetos e campanhas de educação ambiental e mobilização social, acompanha e participa de colegiados e outras instâncias de participação e controle social, contribuindo com a elaboração de políticas públicas de juventude, meio ambiente e educação ambiental.

Para isto participa do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Itanhaém, Conselho Consultivo do Núcleo Curucutu (Parque Estadual Serra do Mar), Agenda 21 de Peruíbe e Comissão de Educação Ambiental e Divulgação do Comitê de Bacia Hidrográfica da Baixada Santista. E atua também em redes e articulações como a REPEA – Rede Paulista de Educação Ambiental, REBEA – Rede Brasileira de Educação Ambiental, FNDC – Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, FNMOJ – Fórum Nacional de Movimentos e Organizações Juvenis e REJUMA – Rede de Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade, para a qual um dos dirigentes da Ecosurfi realiza a interlocução no Comitê Assessor do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental.

Para conhecer mais sobre a Ecosurfi, clique aqui

free counters

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO