Rede Brasileira de Educação Ambiental

A Rede Brasileira de Educação Ambiental - REBEA teve origem nos Fóruns de Educação Ambiental promovidos em São Paulo, nos anos 90, numa articulação entre ONGs, universidades e órgãos governamentais.

A REBEA, uma das redes mais antigas do país, tem, desde seu início, a vocação e o objetivo de ser uma articulação nacional dos educadores brasileiros. Assim, no II Fórum, em 1992, no clima que antecedia a Eco92, é lançada a idéia de uma Rede Brasileira de Educação Ambiental. Adotou-se como carta de princípios o "Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global" e como padrão organizacional a estrutura horizontal em rede.

A Rede atua no ciberespaço por meio de site rebea.org.br e da lista groups.yahoo.com/group/rebeagroup.

Presencialmente está onde seus elos e facilitadores atuam. A Rebea tem como objetivos a produção e divulgação de informação para a comunidade de educadores ambientais e a difusão da cultura organizacional em padrão de rede, apoiar a criação de novas redes e a formação de facilitadores.

A facilitação nacional é formada pelas entidades gestoras (diretamente envolvidas na administração e manutenção), elos (redes de educação ambiental) e facilitadores. Atualmente desenvolve o projeto Tecendo Cidadania, financiado pelo FNMA e sediado no Instituto Ecoar para a Cidadania, em São Paulo.

A atuação da REBEA tem sido voltada para articular as redes estaduais e temáticas, de forma a criar uma grande malha nacional de educadores ambientais. Esta malha é feita de ideais, sonhos, conhecimentos e objetivos que, compartilhados, tecem a cidadania necessária para a construção de uma cultura de paz e uma sociedade sustentável. A REBEA É O INSTRUMENTO, O TEAR QUE TECE ESTA MALHA.

Conheça a REBEA: clique aqui!

free counters

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO